Palmeiras mais Utilizadas no Paisagismo

As palmeiras são plantas que dão um toque de charme e frescor ao paisagismo da sua casa. Elas podem ser plantadas no seu jardim, na fachada da casa ou edifício, diretamente na terra ou até mesmo em vasos. São plantas versáteis, fáceis de combinar com outras espécies e resistentes aos mais variados tipos de ambientes.
Como Arquiteta e Paisagista, separei hoje algumas das palmeiras mais utilizadas em nosso paisagismo. Nos acompanhe.

Relacionadas diretamente ao clima tropical, as palmeiras costumam estar presentes nas casas de praia, em fazendas e até mesmo em lugares mais secos como é o caso dos desertos. Podemos encontrar palmeiras de diversos portes, por isso, dependendo da espécie, podemos plantá-las em vasos ou então, precisaremos de uma área maior para que possa crescer saudável e forte.

Assim como acontece com a maioria das plantas, para que as palmeiras durem e fiquem bonitas no seu jardim, é preciso seguir alguns cuidados básicos. Antes de mais nada, é preciso escolher um solo de qualidade antes de plantá-las. Além disso, é importante mantê-las adubadas, com adubo rico em húmus, fósforo e nitrogênio. Sem contar, claro, que esse tipo de planta precisa de uma boa iluminação natural.

São mais de dois mil tipos de palmeiras. Um mundo de possibilidades para você escolher e embelezar o seu jardim. Sendo assim, vamos falar aqui dos principais tipos e mais comuns no nosso país. Antes de escolher o tipo de palmeira que você mais gosta, é preciso pensar no local onde você quer plantá-la e o espaço disponível para que ela se desenvolva.

Palmeira Fênix

   

Conhecida como mini palmeira, a palmeira fênix possui uma característica mais decorativa por seu pequeno porte. Ela possui um tronco fino, elegante e cresce lentamente. Sua altura é ideal para quem não quer uma planta
muito alta, já que quase nunca atinge mais de quatro metros de altura. Plantada a pleno sol pode ser cultivada tanto em vasos, quanto isoladamente ou em grupos.

Palmeira Real

A palmeira real é uma palmeira de grande porte e pode chegar a atingir até 20 metros de altura.

Sendo assim, se você quiser plantar uma palmeira real no seu jardim, é preciso calcular muito bem onde, tendo em conta o seu crescimento.
É um tipo de palmeira muito elegante e que se adapta bem à sombra.

Palmeira Raphys

Este tipo de palmeira é o mais indicado para paisagismo de interiores porque tolera locais pouco iluminados. Ela cresce lentamente, é de porte pequeno (não chega aos quatro metros de altura) e possui um caule recoberto por fibras escuras. Podem ser plantadas em composições isoladas ou maciços.

Palmeira Rabo de Raposa

Esta palmeira é uma espécie australiana e possui uma folhagem grande, arqueada e peculiar, com uma cor verde mais clara. Ela recebe este nome pois sua folhagem lembra, realmente, um rabo de raposa, já que sua folhas crescem em diferentes direções. Este tipo de palmeira deve ser cultivada a pleno sol e pode chegar a alcançar nove metros de altura.

Palmeira Areca

   

Um dos tipos de palmeira mais populares do mundo, a palmeira areca, ou areca-bambu,  é super versátil e pode ser plantada tanto em vasos quanto em jardins. Sua coloração vai do verde ao amarelado. É uma planta de fácil manutenção e também de fácil crescimento. Ela pode atingir diferentes alturas: pode ter características mais de
arbusto, com até três metros ou então ser mais alta e atingir 9 metros. Ela é uma boa opção para canteiros a meia sombra, formando grupos ou plantada isoladamente.

Palmeira Washingtonia

A palmeira washingtonia é mais comum em ambiente mais secos e possui um tronco com ramificações e detalhes, criando assim uma textura bem diferente das demais. Seu porte pode atingir 20 metros de altura, por isso, o ideal é que seja plantada sozinha, já que possui um tronco mais grosso e suas folhas ocupam bastante espaço.

Palmeira Leque

Esta palmeira possui folhas em formato de leque. E, assim como a palmeira rafis, é pequena e ideal para canteiros e jardins internos.

Palmeira Bismarkia

   

A palmeira azul recebe este nome pela tonalidade de suas folhas, que possuem um tom levemente prateado puxando para o azul, por isso ela é uma planta que se destaca bastante em um jardim. Além disso, possui uma altura considerável, podendo medir cerca de 12 metros de altura. É extremamente decorativa. Pode ser plantada formando grupos em locais amplos e abertos onde possar desenvolver sua plena forma. Seu diâmetro total pode alcançar 3 metros. Por isso é muito importante observar o local onde será plantada.

Palmeira Garrafa

 

O próprio nome desta palmeira já nos dá uma pista de como é a sua aparência.

Ela possui uma forma que lembra a silhueta de uma garrafa, seu tronco de cor cinza é mais grosso na parte de baixo e afina a medida que vai se aproximando dos caules. É uma palmeira que cresce devagar e pode medir até 6 metros de altura. Ela pode fazer parte do seu jardim como uma peça única ou então formando uma composição com mais palmeiras da mesma espécie.

Palmeira Imperial

Seu nome já passa uma ideia de sua imponência.

   

A palmeira imperial é uma das maiores palmeiras e pode chegar a medir 40 metros de altura. Por ser uma palmeira muito alta seu uso é mais recomendado em espaços amplos, por isso, ela é muito utilizada nas entradas das fazendas, promovendo uma linda alameda.

 

Imagens análogas.
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *