10 Frutíferas para vasos

Que tal trazer um pouco mais de verde para sua casa? Hoje vou lhe mostrar 10 espécies de frutíferas para você plantar em vasos, sem a necessidade de canteiro!

1 – Jabuticabeira ou Jaboticabeira
É uma das minhas preferidas. É uma planta de origem brasileira! Extremamente ornamental e com frutificação abundante. Ela pode ser facilmente cultivada em vasos, basta atentar para as regas. Ela gosta muito de água, por isso a planta terá de ser regada todos os dias!

2 – Acerola
Também conhecida como azerola, cerejeira-do-pará, cerejeira-de-barbados. Seu fruto é riquíssimo em vitamina C, de sabor muito agradável, e pode ser consumido fresco (tirado do pé).
Como a acerola é uma planta tropical nativa das Antilhas, América Central e norte da América do Sul, requer bastante água e calor para que também produza bem.

   

3 – Pitangueira
Própria para o clima quente e úmido, a pitangueira também fica muito bem em vaso, precisa de sol pleno e ser regada constantemente. Sensível ao frio, não suporta geadas. Dependendo do diâmetro e altura do vaso, pode atingir 2 metros de altura. Floresce entre o final do inverno e início da primavera. Os frutos surgem quase simultaneamente à florada.

   

4 – Limoeiros
Limoeiros podem ser cultivados em vasos desde que em áreas com luz e circulação de ar, eles necessitam de pelo menos seis horas diárias de exposição solar. O limão necessita de muita água para crescer, mas ele não se dá bem com solo encharcado. Dose bem a quantidade de água e capriche na drenagem do vaso.

   

5 – Romãnzeira
Para o cultivo em vaso, a minirromãzeira é mais adequada que a romãzeira. Pede sol constante. Resistente a condições diversas de temperatura e tolerante a podas.

   

6 – Laranjinhas Kinkan
Não gosta de solo úmido e como as romãs ela precisa que a terra seque entre uma rega e outra. Precisa ser adubada regularmente e precisa de muito sol. As flores aparecem na primavera e no verão, mas os frutos surgem somente no outono. No entanto, ela pode frutificar mais de uma vez por ano.

   

7 – Amoreira
A amoreira não precisa de sol direto o dia todo, mas pode buscar os raios solares a ponto de seus galhos chegarem a quatro metros de comprimento. Em lugares fechados, a irrigação deve ser intuitiva, ou seja, quando se percebe que a terra está seca é hora de molhar a planta.

8 – Laranjeira
Escolha uma planta enxertada, preferencialmente de porte anão e que já esteja produzindo. Aprecia regas frequentes e muito sol para manter a saúde. Evite querer ter uma copa fechada, tipo arbustiva, pois reduz a produtividade e aumenta a chance de doenças e pragas se instalarem.

9 – Mangueira
Por incrível que pareça, as mangueiras, árvores tão imponentes, de folhas e frutos grandes, também podem ser cultivadas em vaso. Elas tem uma boa necessidade de água e luz, mas se adaptam bem aos vasos.
Escolha variedades anãs, que produzam mesmo com pequeno porte.

10 – Figueira
Uma árvore exótica, mas muito bem adaptada. As figueiras também são ótimas para plantar em vasos e obter seus deliciosos frutos. Cuide com as podas, para formar uma árvore de copa limpa e bem arejada, mantendo assim sua saúde e estimulando a produção de frutos.

Vamos plantar uma frutífera e colocar esse lindo vaso na sala? Vale uma dica importante, o vaso deverá receber a drenagem que normalmente fazemos com argila expandida, cacos de telhas, pedrisco, ou brita, por exemplo e antes da terra acrescentar a manta bidim.
Obrigada!

 

Imagens análogas.
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *