Pisos para escada: Escolha o seu!

A escolha do piso para escadas internas e externas envolve muitos fatores, especialmente aqueles relacionados à segurança dos usuários. Nem por isso deve ser deixado de lado o aspecto estético. As escadas são estruturas arquitetônicas funcionais que se destacam no projeto de uma casa. Muitas vezes ela é vista como centro de interesse na arquitetura de interiores.

Madeira
A madeira como material para escadas nunca sai de moda e tem assumido ares cada vez mais contemporâneos nos dias atuais, principalmente se combinada com elementos em vidro e inox, que dão leveza, modernidade e elegância.

Outro estilo com madeira que costuma fazer sucesso é o rústico, sempre bonito e aconchegante. Além de poder contar com uma grande variedade de tipos de madeira em termos de cor e textura, o piso feito com esse material pode ser maciço ou simplesmente revestir os degraus.

Uma dica: as escadas de madeira sob medida feitas por carpinteiros qualificados são uma recomendação valiosa.

Granito
Pedras naturais como granito é sempre especificada por buscar sofisticação e elegância à escadaria.

O granito, por exemplo, se destaca por sua durabilidade, podendo ser usada mesmo nas escadas com maior fluxo, e economia, já que é bem mais barato que o mármore. Além disso, o  material pode cobrir toda a superfície ou apenas partes da escada, como os degraus e os espelhos.

O granito é atemporal e versátil na hora de imprimir estilos, podendo ser combinado com outros elementos presentes na estrutura da escada, como vidro, inox e pastilhas.

Mármore
Mais cara que o granito (especialmente quando se trata de escadas), esta pedra natural é a mais recomendada quando se busca uma aparência de luxo e glamour. Para a escada, o mármore travertino costuma ser um dos tipos mais utilizados, mas é possível não gastar tanto com esse material ao se buscar pedras brasileiras e/ou com mais veias aparentes, que são mais baratas que as mais lisas.

  

Em qualquer caso, é importante escolher logo o tipo de acabamento a ser usado, pois isso influencia no preço final do produto. O mármore também pode ser usado somente em partes da escada como os degraus e combinado com outros materiais como vidro e inox.

Porcelanato
O piso de porcelanato é um excelente substituto das pedras naturais nas escadas.

O modelo polido e branco cria degraus elegantes que têm sido muito utilizados na arquitetura contemporânea.
Outro modelo é o que imita madeira, que tem custo menor e manutenção mais simples do que a própria madeira.

Aço
Este material é ideal para escadas em ambientes com estilos mais modernos, como o contemporâneo ou o industrial.

As escadas de inox dispensam a base em alvenaria, mas sua fabricação deve ser encomendada a empresas especializadas pois sua estrutura não pode ser modificada por oscilações de temperatura. O aço, que tem
como grandes vantagens a resistência e a cor neutra, também faz excelente parceria com o vidro.

Agora abordaremos sobre as escadas externas, a começar com as Pedras Naturais.

Utilizadas há muito tempo em escadas de áreas externas, as pedras naturais continuam a ser ainda hoje muito indicadas para essa função, já que muitas delas são antiderrapantes.

O ideal é escolher os tipos com maior rugosidade. Entre as pedras mais indicadas para escadas externas estão a Morisca, a Lagoa Santa, a Paduana e a São Tomé.

Granito
Por sua resistência, esse material proporciona muita segurança à entrada da casa.

O granito, que é duro e pouco poroso, tem como vantagem o fato de não sofrer tanto desgaste pelo tempo ou pelo uso, nem tantos danos em contato com produtos corrosivos.

Concreto
Escadas em concreto pré-moldado são uma opção cada vez mais levada em conta para as áreas externas, pois o concreto é um material natural, versátil, atemporal e muito resistente.

O conceito de concreto aparente se adapta particularmente bem a propostas contemporâneas.

Madeira
Outro material versátil para a escada externa é a madeira, que se apresenta em vários tipos, cores e texturas que devem ser escolhidos em função do estilo da fachada e do projeto da estrutura. As possibilidades são muitas, desde uma escada em deck de madeira à outra em madeira de demolição.

Em todos os casos, porém, é preciso consultar especialistas que possam fornecer orientações sobre
os tratamentos, cuidados e manutenção da madeira utilizada na escada.

 

Imagens análogas.
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *