Piscinas de Vidro

Seja verão ou inverno, no brasil as temperaturas altas são constantes. É comum que os dias possam chegar aos 30 graus de temperatura e quando chega a primavera e o verão então, os termômetros sobem sem cerimônia. Por isso a piscina é tão desejada entre os brasileiros.

Hoje vamos falar de uma piscina diferente, já ouviu falar em piscina de vidro? Entre os tipos mais comuns de piscinas, estão as de vinil, as de fibra e as de concreto que são, geralmente, revestidas de cerâmica. Contudo, um modelo que tem ganhado cada vez mais espaço, é a piscina de vidro.

   

Linda, elegante e moderna, esse modelo de piscina é caracterizado por ao menos uma parede de vidro, criando uma conexão visual entre o interior da água e o exterior do espaço.

Com isso, temos o que muita se assemelha a um grande aquário para humanos, que marca leveza na decoração e valoriza incrivelmente o lar. Contar com uma piscina de vidro em casa é realmente algo muito especial!

Como são construídas

Certamente, ao ver uma piscina de vidro, você deve ter se perguntado qual o processo de construção desses projetos absolutamente incríveis. Afinal, a simples presença da parede de vidro que aparenta tanta leveza, traz dúvidas sobre como a pressão da água não acaba demolindo esse tipo de estrutura.

As piscinas de vidro contam com pelo menos uma parede feita de chapas de vidro

Altamente reforçadas.

Sua resistência é tão potente, que são peças semelhantes àquelas utilizadas para blindar carros.

O processo de escolha desse vidro deverá levar em consideração características como a profundidade, a largura, a altura e a quantidade de pessoas que poderão utilizar essa piscina.

É imprescindível que bons profissionais sejam consultados sobre essa escolha.

Lembre-se de que certificados de garantia são essenciais para assegurar uma possível necessidade de troca.

Os tipos de vidro

Basicamente, as piscinas de vidro podem contar com dois tipos principais de chapas de vidro: as laminadas e as temperadas. Para o uso das chapas de vidro temperado, o processo é o de ligar as placas de vidros a filmes de PVB (polivinil butiral), uma espécie de plástico que protege a estrutura. Após isso, os vidros passam por uma prensa onde serão levados à alta pressão e temperatura é possível variar entre a escolha.

   

De uma piscina inteiramente envidraçada ou que tenha apenas uma das paredes de vidro, o que possibilitará essa escolha é não só a preferência pessoal pelo acabamento estético, como também as características do terreno onde o projeto será construído.

A avaliação de um bom arquiteto será fundamental nesse processo.

O primeiro passo para a construção desse tipo de piscina é semelhante aos projetos de construção de qualquer outro modelo de piscina. Primeiro, é verificada a área onde será realizada a construção, bem como a análise do solo, que deverá ter poucas pedras, facilitando assim o processo de construção.  Depois disso, será realizada a escavação nas medidas necessárias, o preparo do solo para evitar afundamento da piscina e, por fim, a concretagem na área de construção. A seguir, começará a etapa de construção das paredes, onde um dos quatro lados deverá ser substituído pelas chapas de vidro. A instalação do vidro para uma piscina requer atenção especial, já que serão necessários rasgos no solo e paredes laterais, garantindo assim o vão necessário para afixar a parede de vidro.

A profundidade desse rasgo dependerá da espessura do vidro utilizado, bem como do cálculo sobre a pressão de água que será exercida.

Atenção: a compra do vidro deverá ser feita somente após a finalização das paredes de alvenaria, já que é normal que possíveis correções sejam realizadas no decorrer da obra. Após a construção final, deverão ser tiradas as medidas necessárias para o vidro e, assim, encomendá-lo em uma loja especializada.

A impermeabilização poderá ser feita tanto antes, quanto depois do processo de encaixe da chapa de vidro, contudo, ela é indispensável para evitar que a estrutura seja danificada a partir da umidificação das paredes.

Importante: após a finalização da construção, a piscina deverá receber um teste de estanqueidade, onde a água preenche a piscina, mas não há uso, somente a observação para garantir que não está ocorrendo qualquer vazamento na estrutura.

Vantagens da piscina de vidro

Além da beleza estética que emprega modernidade ao estilo da habitação, garantindo ainda uma conexão perfeita com o jardim da casa, as piscinas de vidro contam com outros pontos positivos específicos:

Durabilidade

O vidro é um material flexível que se adapta a qualquer tipo de clima. Portanto, a construção de uma piscina de vidro é interessante desde regiões mais quentes, até regiões mais geladas.

Manutenção

As piscinas de vidro são mais fáceis de limpar devido à superfície lisa que não acumula fungos ou bactérias, e para isso, não são necessárias utilizações de materiais químicos e específicos, garantindo assim que a manutenção seja de baixo custo.

Segurança

Os vidros utilizados para piscinas são altamente testados sob pressão e altas temperaturas, evitando assim que apresentem rachaduras ou trincas que possam causar possíveis acidentes. São um acabamento especialmente pensado para proporcionar o máximo de segurança possível para que toda a família desfrute totalmente do espaço.

 

Imagens análogas.
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *